Dra. Marta Alves

(Especialidade: Endocrinologia)

Formação Académica e Profissional

2004 – Concluiu a licenciatura de Medicina, no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Universidade do Porto.

2006 – Iniciou o Internato Complementar de Endocrinologia no Serviço de Endocrinologia do Hospital de São João, E.P.E.

2011 – Concluiu a avaliação final do Internato Médico de Endocrinologia, conferindo-lhe o Grau de Assistente na área de Endocrinologia.

2011 – Inscrição no Colégio da Especialidade de Endocrinologia-Nutrição

2011 – Iniciou funções no Serviço de Endocrinologia do Hospital de Braga em 16 de Outubro de 2011, onde se encontra até à actualidade.

2014 – Coordenadora do Centro de Tratamento para a Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (Bombas Infusoras de Insulina) do Hospital de Braga desde Janeiro de 2014.

Docência

Foi docente voluntária livre da disciplina de Endocrinologia do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a convite do Professor Doutor José Luís Medina, entre Setembro de 2007 e Outubro 2011.

Foi responsável, no ano lectivo 2009/2010 pela prelecção de aulas teóricas de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

É responsável por aulas teóricas de temas endocrinológicos para alunos do 5o Ano do Curso de Medicina com Mestrado Integrado da Universidade do Minho desde 2013.

É tutora, na Rotação de Endocrinologia, da unidade curricular Residência de Medicina II, do 5o Ano do Curso de Medicina com Mestrado Integrado da Universidade do Minho desde 2013.

Orientadora de formação

Orientadora de Internato de Formação de especialidade de Endocrinologia – 3 internas de especialidade, tendo a primeira concluído o internato em 2018.

Orientadora de Teses de Mestrado de alunos de Medicina do 5o ano do curso de Medicina com Mestrado Integrado da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Orientadora de alunos de Medicina no âmbito da Unidade Curricular “Residências opcionais”, do 5o ano do curso de Medicina com Mestrado Integrado da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho

Orientadora de Internos do Ano Comum – desde Janeiro 2012

Orientadora de estágios de internos de Medicina Geral e Familiar – desde Janeiro 2012

Orientadora de estágios parcelares incorporados no Internato de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar de dezenas de internos de Medicina Geral e Familiar.

 

Atividade Clínica

Iniciou a actividade médica, Ano Comum, em 2005, no Hospital de São Marcos, em Braga.

Iniciou em 2006 o Internato Complementar de Endocrinologia no Serviço de Endocrinologia do Hospital de São João, E.P.E.

Realizou estágio de Endocrinologia Geral (3 meses), em 2011, no Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, em Barcelona.

Iniciou funções de Assistente Hospitalar no Serviço de Endocrinologia do Hospital de Braga em 2011, onde se encontra até à actualidade.

Desempenha funções clínicas como Endocrinologista no Hospital da Luz, Clínica de Amarante, desde 2008, e no  Hospital Privado de Braga (Trofa Saúde) desde 2011.

 

Áreas de Especialização

Doenças da tiróide

Diabetes

Bombas Infusoras de Insulina

Obesidade/Cirurgia bariátrica

Toda a Endocrinologia Geral, incluindo patologia paratiroideia, da hipófise, gónadas e supra-renais

 

Atividade Científica

Foi prelectora em mais de 30 cursos e outras acções formativas

Realizou 16 palestras/conferências

Participou em 20 moderações/painéis de discussão

7 publicações em livros capítulos – diabetes, obesidade e hipófise

30 pubicações de artigos – diabetes, bombas infusoras de insulina, tiróide, obesidade, cirurgia bariátrica, supra-renal, puberdade, hipogonadismo, paratiróides

Mais de 180 publicações sob a forma resumo

Mais de 30 trabalhos apresentados sob a forma de comunicação oral

Mais de 160 trabalhos apresentados sob a forma de poster

Investigação

  • Registada na Fundação Ciência e Tecnologia desde 24 de Outubro de 2007.
  • Foi co-investigadora do Ensaio Clínico “ALTITUDE” (Novartis®), “A Randomized, Double-blind, Placebo-controlled, Parallel Group Study to Determine Whether, in Patients With Type 2 Diabetes at High Risk for Cardiovascular and Renal Events, Aliskiren, on Top of Conventional Treatment, Reduces Cardiovascular and Renal Morbidity and Mortality”, entre Outubro de 2007 e Outubro de 2011.
  • Investigadora Principal em Ensaio Clínico (Centro Clínico Académico do Hospital de Braga) Investigadora principal do ensaio clínico EASE-3 (A Phase III, Randomised, Double Blind, Placebo-controlled, Parallel Group, Efficacy, Safety and Tolerability Trial of Once Daily, Oral Doses of Empagliflozin as Adjunctive to Insulin Therapy Over 26 Weeks in Patients With Type 1 Diabetes Mellitus)
  • Co-investigadora em Projecto de Invetigação Clínica (Centro Clínico Académico do Hospital de Braga): “Tratamento não cirúrgico da Obesidade: Impacto nos fatores de risco Cardiovasculares” (TObe)
  • Participação em estudos de investigação clínica
    • Estudo multicêntrico nacional de Doença de Addison
    • Estudo multicêntrico nacional de Hiperaldosteronismo primário