Terapia da Fala

Dislexia

By Outubro, 2020 Novembro 15th, 2021 No Comments

Comemorou-se, no passado dia 10 de outubro, o dia Mundial da Dislexia. Nunca é demais alertar para esta perturbação do Neurodesenvolvimento que afeta cerca de 5 a 10% dos alunos do sistema escolar, o equivalente a várias dezenas de milhares de alunos.

A Dislexia é uma perturbação da Linguagem, com foco a nível fonológico que se reflete na aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita, traduzindo-se numa Perturbação de Aprendizagem Específica.

Quem sofre de dislexia apresenta um esforço acrescido para discriminar letras, formar palavras e compreender o seu significado. Os alunos que têm estas dificuldades não são preguiçosos, nem pouco inteligentes, nem imaturos, nem têm necessariamente problemas visuais ou de postura. Requerem, sim, um tratamento terapêutico intensivo e de apoio no processo de ensino-aprendizagem, para que consigam ter sucesso académico.

Apesar dos sinais de alerta serem passíveis de deteção logo em idade pré-escolar, é em idade escolar que, segundo vários autores e especialistas na área, se realiza o diagnóstico formal de Dislexia.

Sinais de alerta:

De um modo geral são crianças que:

  • Apresentam atraso de desenvolvimento da Linguagem em idades precoces;
  • Apresentam dificuldades nas tarefas de consciência fonológica
    (rimas, divisão silábica)
  • Apresentam trocas dos sons de fala, em idades precoces;
  • Apresentam dificuldades em memorizar canções e lengalengas;
  • Apresentam velocidade da leitura significativamente abaixo do esperado para idade. Leitura silabada e comprometendo a inteligibilidade da mensagem escrita;
  • Apresentam dificuldades na descodificação de letras ou sílabas com trocas fonológicas e lexicais (o-u; p-t; b-v; f-t; m-n; g-j; ch-j; nh-lh; z-j; ão-am; ou-on; per-pre;
  • Apresentam baixo rendimento escolar, principalmente ao nível da língua portuguesa;

 

E quando a criança apresenta alguns destes sinais?

A presença destes sinais é indicadora da possibilidade de um diagnóstico de dislexia, no entanto, só uma avaliação multidisciplinar criteriosa e exaustiva por profissionais especializados na área – psicólogos (avaliação da capacidade cognitiva) , terapeutas da fala (avaliação da perturbação fonológica) e professores (avaliação das competências académicas/escolares) – irão clarificar a origem do problema e orientar pais e professores acerca da intervenção a realizar.

Não só a avaliação precoce será fundamental para que haja uma intervenção adequada nos diferentes contextos em que a criança frequenta, assim como, a intervenção precoce nas funções do processamento fonológico permite minimizar muitas dificuldades na fase inicial da aquisição da leitura.

Curiosidades…

Para acabar com a ideia que ter dislexia significa ser menos inteligente do que as outras pessoas, enumero algumas personalidades que provam que tal não é verdade:
Jamie Olivier, Pablo Picasso, Steven Spielberg, Keanu Reaves, Joss Stone, Jennifer Aniston, Nuno Delgado.

© Centro Médico Cirúrgico de Braga. Todos os direitos reservados.