
A Fisiatria de Intervenção representa uma área da Medicina Física e de Reabilitação que tem como o objetivo a utilização de métodos imagiológicos, preferencialmente a ecografia, para apoio ao diagnóstico clínico e, sobretudo, na orientação à realização procedimentos minimamente invasivos/infiltrativos no tratamento de diferentes patologias músculo-esquelética – desde artrose a patologia muscular, tendinosa e de nervos periféricos.
Como opções terapêuticas que podemos utilizar nesta consulta especializada, pode-se destacar as infiltrações com medicação anti-inflamatória corticoesteróide, ácido hialurónico (ou viscossuplementação) e as infiltrações com Plasma Rico em Plaquetas. Este último procedimento consiste num preparado e concentrado de plaquetas da circulação sanguínea, que tem o benefício de proporcionar um ambiente favorável à cicatrização e regeneração dos tecidos, tais como cartilagem das articulações, músculos e tendões.
Outro tratamento inovador disponível é a neurólise ou neuromodulação por radiofrequência, que consiste na introdução de uma agulha com um elétrodo, tendo a capacidade de realizar uma ablação térmica ou neuromodulação, neutralizando o estímulo doloroso das fibras sensitivas dos nervos que transmitem a sensação da dor da região a tratar.

O recurso à ecografia na realização destas técnicas reveste-se de particular interesse na medida em que a informação fornecida por esta técnica de imagem – em tempo real e dinâmica – aumenta a eficácia e segurança na execução destes procedimentos.
Entre as patologias com possível indicação para a realização destes tratamentos, a destacar:
- Patologia articular (artrose como do joelho, anca, etc)
- Dor coluna vertebral (Cervical e Lombar)
- Lesões musculares
- Tendinopatias (“Tendinites”, calcificações e roturas tendinosas)
- Bursites
- Sequelas de entorses ligamentares
- Quistos sinoviais
- Síndromes miofasciais (contraturas musculares)
- Patologia de nervos periféricos (p.ex: Síndrome de túnel cárpico)




