
É comum associarmos doenças como a gripe e as constipações ao tempo frio. No entanto não é o frio que causa doença mas sim vírus como o Influenza, o Rinovírus e outros vírus cuja circulação é maior no Inverno. De facto pesquisas demonstram que este tipo de vírus se transmite e se replica mais quanto mais baixas forem as temperaturas e a humidade do ar.
Outros estudos demonstram também que alguns fatores no tempo frio diminuem a resposta imunitária fazendo com que fiquemos mais suscetíveis. São estes fatores (diminuição da produção de vitamina D; passar mais tempo no interior, o que favorece a transmissão de doenças; e a constrição dos vasos sanguíneos no nariz provocada pelo frio que pode impedir que os glóbulos brancos cheguem a esse local para combater os vírus na sua entrada pela inalação do ar). No entanto estes efeitos acontecem em temperaturas inferiores a 5° Celsius.

Ora em Portugal em média raramente temperaturas são tão baixas (a temperatura média ronda os 16°Celsius e a mínima registada na maioria das cidades é de 6°, e ainda temos a vantagem de termos muitos dias sem chuva) pelo que não há razão para não deixarmos as crianças brincarem ao ar livre. Pelo contrário, ao fazê-lo estamos a diminuir o risco porque no exterior a transmissão pessoa a pessoa é muito menor do que no interior e, se houver sol, estamos também a aumentar a produção de vitamina D. Para ajudar na prevenção devemos ainda evitar locais fechados com muita gente (shoppings, hipermercados), lavar as mãos com frequência, assoar e espirrar idealmente para um lenço descartável, não partilhar copos, comida ou objetos que possam estar infetados com secreções de outras pessoas.
E é verdade que no Inverno os agasalhos nunca são demais? Não, para brincar é preciso mobilidade e é necessário que a pele respire. Por isso existe a regra das 3 camadas que permite manter o conforto térmico e a mobilidade e pode ser usada em qualquer situação, adaptando os materiais do vestuário: 1ª camada- proteção: material transpirável e próximo à pele; 2º camada -aquecimento: É habitualmente de fibra artificial (“polar”), garante o aquecimento. 3ª camada – segunda pele: Protege contra o vento ou a chuva (casaco ou corta-vento).
Em suma vamos lá deixar as crianças aproveitarem o fantástico clima mediterrânico. Ao fazê-lo estaremos a contribuir para o seu desenvolvimento harmonioso, diminuindo o risco de gripes e constipações comuns nesta altura do ano.