Cirurgia Plástica

Harmonização facial

By Novembro, 2019 Novembro 15th, 2021 No Comments

Longe vão os tempos em que, para se ter um rosto sem evidenciar a inevitável passagem dos anos, o único recurso era o bisturi de um cirurgião talentoso. A “harmonização facial” está a tornar-se uma realidade cada vez mais frequente, conquistando diariamente novos adeptos graças à evolução e desenvolvimento de aparelhos sofisticados (com tecnologias laser, ultra-sons, radiofrequência, entre outros), bem como com o auxílio de procedimentos estéticos não invasivos cada vez mais eficazes.

Chama-se harmonização facial ao conjunto de procedimentos estéticos com o objectivo de melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, atenuar os sinais do envelhecimento como rugas, rídulas, manchas, perda de tónus muscular, volume e firmeza da pele, promovendo o alinhamento e correcção de ângulos da face, a harmonia entre dentes e restantes características da pele, conferindo mais beleza ao rosto. Uma das causas subjacentes às mudanças na pele com o envelhecimento é que, a partir dos 20 anos, esta começa a perder as suas proteínas mais importantes: colagénio, elastina e ácido hialurónico.

Neste artigo, terão enfoque alguns dos tratamentos de medicina estética mais frequentemente realizados.

A toxina botulínica (vulgarmente conhecida como Botox   ou Azzalure ) é actualmente o melhor método não invasivo para a melhoria das rugas de expressão. Ela reduz a contracção muscular da face, reduzindo o risco de se desenvolverem rugas e sulcos, com principal indicação para a zona da testa e “pés de galinha”. Os resultados são fantásticos, não só na melhoria das rugas existentes, mas também contribuindo para a prevenção da formação de novas rugas.

Os preenchimentos dérmicos com ácido hialurónico (nomeadamente Restylane   e Belotero®) permitem melhorar a perda de volume do rosto, podendo ser aplicados nos lábios,

maçãs do rosto, sulcos, rugas profundas, olheiras, entre outros pontos, permitindo um rejuvenescimento imediato. O ácido hialurónico, naturalmente presente no nosso organismo e que confere propriedades intrínsecas de hidratação e preenchimento, é o produto de selecção para esta finalidade já há alguns anos.

Considerando que os preenchimentos à base de ácido hialurónico funcionam restaurando temporariamente o volume para as áreas onde são injectadas, os bioestimuladores incentivam a produção de colagénio, melhorando a qualidade da pele mesmo com o passar do tempo. Esta é uma técnica recente que renova os tecidos danificados através da aplicação de substâncias (nomeadamente a hidroxiapatite de cálcio, Radiesse   e o ácido poli-L-láctico, Sculptra ), biocompatíveis e biorreabsorvíveis, em pontos estratégicos do rosto preenchendo a região e induzindo a formação de colagénio. Os resultados são excelentes e a melhoria da qualidade da pele é bastante significativa, pelo que se têm tornado tratamentos de eleição.

Também os peelings químicos, microagulhamentos, PRP (plasma rico em plaquetas), fios tensores são tratamentos com efeitos magníficos que poderão ser explorados num outro artigo. Convém relembrar, pela sua Saúde, que apesar de não invasivos, todos estes são tratamentos médicos, que devem ser realizados em clínicas médicas por médicos especializados, não estando isentos de riscos quando feitos fora deste contexto.

© Centro Médico Cirúrgico de Braga. Todos os direitos reservados.