Nutrição

Natal, época de festejos, alegria, partilha e boa comida!

By Dezembro, 2019 Novembro 15th, 2021 No Comments

A magia do Natal aproxima-se com a promessa de serões em família, tardes de convívio à lareira e uma mesa farta de todas aquelas iguarias que nos levam a cometer excessos e no fim nos invadem de culpa quando olhamos para a balança.

Nesta época festiva, que para muitos não dura apenas 2 dias, seja prudente e tente não sair muito da sua rotina. Todos sabemos que esta época do ano é pautada por muitos almoços e jantares de amigos ou da empresa, mas existem diversas estratégias que pode e deve adotar para evitar chegar ao novo ano com aqueles quilos não desejados.

Não precisa ser radical e fazer uma dieta rígida, abstendo-se completamente de usufruir das iguarias natalícias. Seja realista e razoável, mantendo uma alimentação equilibrada.

Se é daqueles que não resiste às tentações, siga os seguintes conselhos:

  • Nunca chegue com fome a uma festa ou convívio, mesmo que seja em sua casa. Antes de sair ou antes dos seus convidados chegarem, faça um lanche saudável e equilibrado, poderá comer uma peça de fruta ou uma sopa de legumes. Assim, terá menos fome e menos tendência para se distrair com as entradas. Não de esqueça de incluir também legumes ou salada no prato principal. Esta estratégia vai permitir-lhe controlar melhor as porções dos restantes acompanhamentos.

 

  • As bebidas também contribuem para que a ceia seja mais calórica. Mesmo sem contraindicação médica, o seu consumo deverá ser moderado. Pode também substituir os tradicionais refrigerantes por águas aromatizadas com fruta, ervas aromáticas ou especiarias, infusões ou sumos naturais de fruta, sem adição de açúcar.

 

  • Resista aos doces e prefira consumi-los logo a após as refeições. Se não conseguir optar por provar apenas um, pode sempre servir-se de alguns doces, sempre em pequenas doses, por forma a que caibam num prato de sobremesa. Assim consegue provar de tudo e ficar com sensação de saciedade.

 

  • Depois das festas, não fique com as sobras da sua ceia, distribua-as pelos familiares e amigos, assim não terá de resistir à tentação sempre que abrir o frigorífico.

 

  • Não descure a atividade física nestes dias, principalmente se abusar um pouco mais. Assim, se tem como tradição ir à missa do galo, aproveite para ir a pé, ou dê simplesmente um passeio com a família.

Sem dúvida que a melhor prenda de Natal que pode dar a si e à sua família é uma alimentação saudável e equilibrada. É na moderação e na variedade que está o truque para se manter saudável e ter muitos Natais felizes!

Bom apetite e Boas Festas!

© Centro Médico Cirúrgico de Braga. Todos os direitos reservados.