
A Nutrologia Funcional e Integrativa aposta numa resposta centrada nas condições particulares de cada indivíduo, baseada na Ciência da Nutrição, na suplementação nutricional, nos avanços da microbiologia intestinal, na nutrigenética e nutrigenomica.
“A nutrição clínica é a disciplina médica que tem por objetivo avaliar, prevenir, diagnosticar e tratar a malnutrição…e déficits nutricionais… relacionada com doenças agudas e crónicas”
(Colégio da Competência de Nutrição Clínica, Ordem dos Médicos de Portugal)
Nas condições crónicas, que hoje são cada vez mais frequentes, tais como a Diabetes, a Endometriose ou o Síndrome de Ovários Poliquísticos, a Obesidade, as Patologias Hormonais ou as Patologias Autoimunes entre tantas outras, encontramos como base uma alteração da microbiota intestinal (disbiose) e do eixo intestino-cérebro, provocadas por uma multiplicidade de causas associadas como inflamação crónica, alimentação inadequada, desregulação hormonal e imunológica.
Neste contexto, aparecem sintomas de inflamação intestinal (diarreia/obstipação/ flatulências/ dor) e neuroinflamação (ansiedade/ fatiga crônica/ irritabilidade/ insónia). Estas alterações são provocadas por vários factores entre os quais coexistem com frequência o estresse e hábitos pouco saudáveis.
Na consulta de Nutrologia é realizada uma avaliação completa dos parámetros que definem o estado de saúde da pessoa. Parámetros físicos, bioquímicos, emocionais, e contextuais, com o objetivo de definir um plano de tratamento individualizado e por etapas, baseado no uso de suplementos, micronutrientes e alimentação, adequados à condição de base, que junto com a modificação dos hábitos de vida do paciente, favorecem a recuperação do equilibrio bio-psico-social, previnem o avanço das patologias e garantem um verdadeiro estado de saúde.
Defendo uma abordagem funcional e integrativa do binómio saúde-doença. Considero que a saúde é um estado dinámico que depende do impacto que tem a soma das nossas escolhas diárias.
Nutro desde há muito um especial interesse pelas áreas das Neuroendocrinoinmunologia e pela Nutrição Médica Funcional.
Enquanto Médica de origem Italo-Argentina, coordenei equipas interdisciplinares em vários projetos e em diferentes geografias que se cruzaram no meu caminho de vida pessoal e profissional – Argentina, Italia, Grécia, Chipre, Chile e Portugal.
Convicta da importância da participação ativa e consciente do paciente no processo de cura, nas minhas consultas procuro educar os meus pacientes sobre a implicação dos diversos factores que contribuem para o seu bem-estar, fornecendo-lhes as ferramentas para promover a saúde prevenindo a doença.






